Dr. Denis Siqueira
DR. DENIS SIQUEIRA

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Algumas coisas que dizemos podem tornar a cobrança mais desgastante do que deveria ser.

Muitas vezes nossa própria forma de se comunicar já é um gatilho para o confronto. E podemos não perceber isso sozinhos.

O estudo da Comunicação Não Violenta é uma forma de ter mais consciência do impacto que a nossa comunicação está provocando.

Vejamos 5 cinco frases que nunca devemos dizer na cobrança de dívidas:

1. Não acredito que você não pagou ainda!
Falar de forma agressiva vai criar mais resistência do que ajudar a receber a dívida.

2. Aqui você não compra nunca mais!
Além de ser falta de profissionalismo, esse posicionamento não incentiva o devedor a pagar.

3. Você não tem vergonha na cara?
Não devemos questionar o caráter do devedor. Devemos separar a pessoa do problema. O problema é o atraso, o caráter do cliente se julga na hora de conceder o crédito.

4. O seu filho comprou aqui e não pagou até hoje.
Não devemos expor a situação de atraso do devedor para outras pessoas, nem mesmo para parentes próximos.

5. Se você não pagar, vou enviar um pessoal aí.
Jamais devemos ameaçar o devedor. Existem medidas de cobrança permitidas na Lei que já são bastante duras.

O que queremos no final das contas é que o cliente regularize o pagamento e mantenha um bom relacionamento conosco.

Para isso precisamos demonstrar que respeitamos e valorizamos o cliente, mesmo em situação de atraso.

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